Uns dos meus lemas preferidos é " Mudanças sempre são para melhor" Este ano decidi mudar algumas, para não dizer várias, coisas no meu dia a dia. Lembrei de uma reportagem de um bom tempo atrás da Veja, com Norman Doidge, sobre a plasticidade do cérebro, capacidade de mudar mediante estímulos externos.Esta mudança pode ser boa ou ruim, e o entrevistado comentava que as mudanças (neuroplasticidades), provocadas pelo EXCESSO de internet, games e afins não seria tão boa assim.
Sem ter uma pretensão tão científica, mas tentando diminuir um pouco o uso de tecnologias, vamos lá....
Vamos pensar: uma pesquisa determinou que ficar olhando o perfil de outras pessoas no face pode deixar as pessoas tristes... Meu Deus, vou novamente citar o post passado, estamos tão vazios e solitários? Quantas vezes vamos numa happy hour e tem gente na mesa que antes de aproveitar o momento com os amigos, fica mexendo no celular o tempo todo?Oh, falta de educação!!!!!!
 |
Imagem Google |
Fala-se tanto de ecologia, diminuir consumo e todo blá, blá, blá que ouço desde criança, mas simplificar a vida que é bom, nada. Melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress se tornaram termos tão desgastados que já perderam o sentido. Empresas gastam fortunas com check up para seus funcionários para "melhorar a qualidade de vida", mas esquece que uma jornada oficiosa de 13-14h por dia, telefonemas no meio da noite e no meio das férias, se é que se tem férias, acúmulo de trabalho que antes era feito por 2-3 pessoas, é desumano. Sim , desumano. Tudo para dar lucro, e acredite, estamos falando de muito lucro, para uma empresa, que caso você fique doente ou se aposente, esquecerá de você em menos de 1 semana.
Galera, chega!!!! Estamos vivendo no fim de uma era onde o lucro e consumo desenfreado acabou, ou seja, o nosso antigo modo de vida chegou ao fim, e o próximo ainda não começou. Que tal definirmos alguns pontos antes de determinarmos outro modo de vida?
Que tal uma vida mais sociável, pessoalmente e não por uma telinha, menos consumo desnecessário, educação decente, saúde decente, lazer de qualidade sem reality e sem devoção as pessoas "ricas e celebridades", valorização da espiritualidade, criatividade, caráter e caridade?
Somos nós que vamos determinar, não deixe que outros moldem a sua vida.
Feliz 2012! E lembre-se, a simplicidade é o máximo da sofisticação (Leonardo Da Vinci).