quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz 2011 !!!!!


FAMíLIA é PRATO DIFíCIL de PREPARAR"
(de "O Arroz de Palma", de Francisco Azevedo)


Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes.
Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo.
Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os
truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de
desistir. Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vêm a
preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio. Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente.
E você?  É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me
fazer companhia. Como saiu no álbum de retratos? O mais prático e objetivo? A mais sentimental? A mais prestativa? O que nunca quis nada com o trabalho? Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero e do grau comparativo. Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida. Não há pressa. Eu espero. Já estão aí? Todas? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola. Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.
Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco.
Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias, que quase
sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao
paladar tornam a família muito mais colorida, interessante e
saborosa.
Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família
perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe Família à Oswaldo
Aranha; Família à Rossini; Família à Belle Meunière; Família ao
Molho Pardo, em que o sangue é fundamental para o preparo da
iguaria. Família é afinidade, é "à Moda da Casa". E cada casa
gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.  Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se
engolir. Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança. Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Fim da primeira década de XXI

Fim da primeira década do século XXI.

Vamos relembrar as notícias mais grotescas:

  1. Em  2002, um padre sem noção e de mal com a vida, resolveu acabar com os sonhos natalinos infantis. Lee Rayfield afirmou que o Papai Noel e suas 12 renas morreriam queimados se viajassem a 3.000 vezes a velocidade da luz durante a entrega de presentes em 91,8 milhões de casas. Pobres crianças religiosas que acordaram para ir à missa...

  1. Em 2003, um cientista britânico afirmou que o suposto monstro do lago Ness é "uma enguia de entre oito e nove metros" de cem anos de idade e estéril. Esta foi uma das teorias para explicar a existência deste ser misterioso, e nós acreditamos piamente.


  1. Em 2004, o alemão Hermann Doernemann completou 111 anos cheio de vida. Questionado sobre o segredo de sua longevidade, ele respondeu sem pestanejar: não fazer esporte e tomar diariamente uma cerveja. Dica anotada.

  1. Também em 2004, em entrevista o fundador da Igreja Maradoniana deu uma declaração polêmica: "Pelé? O rei do futebol. Não há dúvida. Para todo mundo, inclusive para ele mesmo, que se autoproclamou, ele foi o rei do futebol. E Maradona é Deus. Isso também não se discute." Que Deus nos ajude!!!!!


  1. Em 2005, uma curiosa lista da revista americana "Men's Health" elegeu Homer Simpson como um dos 10 homens mais importantes da década. O mais inusitado de tudo foi a categoria na qual Homer foi eleito: filósofo.

  1. Sabe aquelas histórias de vender a alma para o diabo? Em 2006, um chinês de 24 anos tentou vender a dele, mas foi pela internet mesmo e para qualquer um que estivesse interessado. E conseguiu 58 lances antes de a oferta ser excluída, chegando a registrar cerca de US$ 84. Nada mal, hein?


  1. Ah, dessa você deve lembrar. Em 2008, um jornalista iraquiano jogou os sapatos contra o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sem conseguir atingi-lo. Bush mostrou todo o seu reflexo e conseguiu desviar do OVNI, mas não da imagem que, metaforicamente, representou o seu governo.

  1. Em 2009, uma garota belga de 18 anos tatuou 56 estrelas no rosto. A princípio, a engraçadinha acusou o tatuador de tê-las desenhado enquanto estava dormindo. Depois, admitiu que estava mentindo, por medo do papai furioso.


  1. Em 2010, o cientista Andre Geim foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física pela descoberta do grafeno. Até aí, legal. Só que, em 2000, dez anos antes, o mesmo cientista ganhou o Ig Nobel, prêmio satírico para trabalhos científicos imbecis, neste caso um experimento para levitação de sapos. Viu? Todo mundo pode dar a volta por cima... Pense nisso...


  1. Durante a Copa de 2010 a descoberta do maior adivinho de toda a década: o Polvo Paul. Em sua homenagem vamos fazer um minuto de silêncio....

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lei de Murphy existe e posso provar !!!

Dizem que Lei de Murphy é lenda, mas depois deste feriado acredito absolutamente em tudo.
Fui passar o Natal em Aracaju, sou paulista e adoro o nordeste, quem não gosta??? Esperei ansiosamente pelas minhas férias ( que são apenas 15 dias) e principalmente pela viagem. Quiz o destino que a Lei de Murphy finalmente me encontrasse. Ai vai minha saga....

  1. O vôo atrasou quase 2h. Até aí sem novidade.
  2. Extraviaram a minha mala ( e mais 5 do mesmo vôo, legal né? Valeu TAM).
  3. Peguei uma gripe com direito a febre e dor em todo corpo por 3 dias.
  4. Cortei o pé nadando no vale do Xingó.
  5. Na volta tive um piriri...
Mergulhei no mar no último dia para espantar a Zica, espero que tenha funcionado...
Quando desci do avião em Guarulhos- SP, quase imitei o Papa e beijei o chão.
Deus me livre e guarde do Murphy...


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...