quinta-feira, 14 de julho de 2011

Frações, Fracionais, Fractais

Depois que comentei que adoro o som da palavra fractal decidi procurar algumas imagens no google. Mas, o que é fractal? Aí vai o que encontrei:

      Uma primeira definição, pelo próprio Mandelbrot (o pai dos fractais), diz: - "Um conjunto é dito Fractal se a dimensão Hausdorff-Besicovitch (se alguém souber o que é isso me avisa) deste conjunto for maior do que sua dimensão topológica". No decorrer do tempo ficou claro que esta definição era muito restritiva embora tenha motivações pertinentes.
Quem diria que brócolis é um exemplo de fractal????
     Eexistem duas características muito freqüentes nesta geometria: auto-semelhança e complexidade infinita.
     Distante do rigor e do formalismo matemático, pode-se definir Fractais, como nos ensinam alguns estudiosos da área: "Objetos que apresentam auto-semelhança e complexidade infinita, ou seja, têm sempre cópias aproximadas de sí mesmo em seu interior."
      A Geometria Fractal pode ser utilizada para descrever diversos fenômenos na natureza, onde não pode ser utilizada as geometrias tradicionais. "Núvens não são esferas, montanhas não são cones, continentes não são círculos, um latido não é contínuo e nem o raio viaja em linha reta." - Benoit Mandelbrot.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...